Código de Ética e Conduta

1. OBJETIVOS DO CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

O presente manual tem por objetivo estabelecer e divulgar os padrões de conduta a serem seguidos por todos os funcionários e prestadores de serviços da RTI Vertex Investimentos Ltda, visando obter padrões éticos e de comportamento que levem à salvaguarda da imagem da empresa junto a seus clientes, parceiros e mercado financeiro, além da segurança de suas informações, sendo este seu principal ativo. O conteúdo do presente documento deve ser estritamente seguido por TODOS os funcionários, sócios e colaboradores da empresa, lembrando que, se verificados desvios no seu cumprimento, tal ocorrência pode levar a sanções internas e legais, incluindo desligamento do quadro funcional. O presente documento está dividido em três partes, a saber:

Políticas Gerais

São os princípios comportamentais básicos e éticos a serem seguidos por todos os funcionários, sócios e prestadores de serviços na RTI Vertex Investimentos Ltda, de modo a preservar a reputação da empresa junto ao mercado.

Conduta Corporativa

Este Código de Conduta e Ética estabelece diretrizes de atuação da Empresa, a fim de promover o entendimento por cada funcionário de suas responsabilidades e uma sensibilidade para as questões éticas e legais.
A outras empresas financeiras (parceiras ou não) deve ser dado tratamento justo e de respeito, onde a competitividade é baseada apenas na qualidade, serviços e preço dos produtos.

Aos clientes deve ser dado tratamento imediato, atencioso e de respeito, procurando atendê- los com eficiência, o mais rápido possível.
Todas as transações financeiras ou não da RTI Vertex Investimentos Ltda, devem seguir o correto fluxo de informações, desde o registro até a contabilização final, permanecendo todas as informações internas (ativos, receitas, despesas e outras) e de clientes armazenadas em arquivos internos.

Conduta Pessoal

Relaciona padrões detalhados de conduta a serem seguidos pelos funcionários, sócios e prestadores de serviços da RTI Vertex Investimentos Ltda no ambiente de trabalho e relacionamentos internos.

Cada funcionário, individualmente, deve concordar e reconhecer mediante assinatura do Termo de Ciência, que recebeu e leu o Código de Ética e que irá cumpri-lo. Este Termo de Ciência, Anexo 2, deste Código de Conduta e Ética, deve ser entregue ao Diretor de Compliance e Risco.

 

2. POLÍTICAS GERAIS

Os funcionários, sócios e colaboradores da R.T.I. Vertex Investimentos Ltda devem desenvolver suas atividades obedecendo a legislação vigente, princípios de ética profissional e normativos/políticas internas, conforme descrito nos tópicos a seguir:

  • Torna-se obrigatório o estrito cumprimento de legislação editada por Órgãos Oficiais e Reguladores, além de normativos e políticas internas relacionadas aos negócios ou condutas pessoais;
  • Fica proibido internamente qualquer tipo de discriminação pessoal, seja por raça, cor, religião e outros;
  • É dever dos funcionários, sócios e prestadores de serviços manter total sigilo das informações manuseadas no exercício de suas funções, preservando as informações dos clientes, que devem ser tratadas com estrita confidencialidade e utilizadas apenas para o objetivo ao qual foram cedidas;
  • Deve ser adotado o princípio de transparência de informações para auditorias interna e externa, órgãos oficiais e outros, não ocultando nenhum dado solicitado.

 

3. CONDUTA CORPORATIVA

  • Reclamação de Clientes

Toda e qualquer reclamação ou pronunciamento de cliente sobre a RTI Vertex Investimentos Ltda, por mais sem importância que possa parecer, seja escrita ou oral, deve ser imediatamente levada ao conhecimento do responsável, não estando nenhum funcionário autorizado a prestar esclarecimentos sem o citado encaminhamento.

  • Manuseio de Informações/Confidencialidade

Os funcionários e sócios devem manter sigilo absoluto sobre as informações manuseadas, tanto da R.T.I. Vertex Investimentos Ltda como de seus clientes. Neste item incluem-se informações financeiras e de precificação, estratégias, produtos, informações mercadológicas e dados pessoais.Deve haver por parte dos funcionários e sócios total cautela no manuseio de informações internas, que, dependendo de suas características, não devem ser repassadas a conhecimento externo, podendo levar a interpretações indevidas.

No manuseio dos dados da empresa, os funcionários, sócios e prestadores de serviços devem seguir estritamente todas as definições internas de segurança para a salvaguarda das informações.

Nas relações comerciais entre outras empresas ou entidades financeiras/comerciais e representantes da empresa, estes devem se abster de comentários relacionados a informações e políticas internas (financeiras e administrativas).

  • Obrigações Fiduciárias

No exercício das suas responsabilidades para com os seus clientes, a Empresa e seus funcionários estarão sempre sob um dever fiduciário de gerir os ativos de clientes e conduzir os negócios da própria empresa no melhor interesse dos clientes da empresa. A Empresa irá em todos os momentos evitar conflitos de interesses entre a Empresa e seus clientes, e eventuais conflitos serão resolvidos em favor dos clientes da Empresa

  • Fumo, Bebidas e outras substâncias

Além do cigarro ser nocivo à saúde, como já comprovado, há também o incômodo que o mesmo traz para os não fumantes. Assim, fica proibido o fumo nas dependências da R.T.I. Vertex Investimentos Ltda.A proibição se estende a bebida alcoólica, com exceção a comemorações aprovadas pelo responsável, e demais substâncias abusivas e de uso ilegal, ficando a cargo dos responsáveis das áreas observarem ocorrência entre os funcionários, repassando o caso à instância superior.

  • Palestras e Cursos

Não é permitida a utilização do nome da RTI Vertex Investimentos Ltda em palestras, cursos e demais apresentações ministradas por funcionários e sócios, sem prévia autorização do responsável da empresa.Quando autorizadas pelo responsável, as Palestras e Cursos não devem conter dados confidenciais (números, estatísticas, nomes, etc.) de seus Clientes.

  • Pagamentos a Servidores Públicos

Os funcionários da Gestora estão proibidos de efetuar qualquer pagamento, direto ou indireto, a qualquer funcionário de qualquer governo, órgão governamental, partido político ou mesmo qualquer candidato a qualquer cargo político, em qualquer caso, seja ele brasileiro ou estrangeiro, com a finalidade de influenciar qualquer ato ou decisão que favoreça a obtenção ou manutenção de negócios com a Gestora.

  • Assédio

A Gestora não tolera assédio sexual, racial ou qualquer outro tipo de assédio por um funcionário em qualquer circunstância. Se ocorrer um caso de assédio, o funcionário pode apresentar uma queixa a qualquer membro da administração e a queixa será devidamente investigada. Qualquer pessoa envolvida em condutas que constituam assédio será alvo de processo disciplinar, que poderá terminar no despedimento do funcionário, se tal for considerado adequado pela Empresa. Ninguém vai ser alvo de retaliação por apresentar uma queixa.

  • Segurança da Informação

Todos os colaboradores da RTI Vertex Investimentos precisam fazer o login de seus computadores para que consigam acessar os mesmos. O sistema de informática está em rede, porém, cada colaborador tem acesso ao que é pertinente a sua área, não conseguindo acessar dados do computador de outro colaborador. As informações confidenciais são acessadas por senha. Todos os colaboradores são avisados que suas senhas não devem jamais serem passadas a ninguém, tudo o que for executado com a sua senha é de sua inteira responsabilidade.

 

4. CONDUTAPESSOAL

Abaixo estão relacionados os princípios de conduta pessoal que devem ser seguidos por todos os funcionários, sócios e prestadores de serviços da R.T.I. Vertex Investimentos Ltda, de modo a obter bom ambiente de trabalho, que leva ao bom desempenho das atividades profissionais.

  • Integridade

Mostrar padrões de integridade pessoal e conduta profissional que reflitam positivamente no vínculo com a empresa e em contato com clientes e concorrentes. É importante que a conduta pessoal não interfira de forma negativa na conduta profissional.

  • Confidencialidade

Manter rigorosa confidencialidade das informações e registros da empresa, não as repassando às pessoas não autorizadas. Não devem ser emitidas opiniões pessoais sobre atividades, estratégias ou negócios da empresa a terceiros, o que, além de ferir o princípio de confidencialidade, dá margem a interpretação e utilização indevida da informação.

  • Qualidade

Empenhar-se em proporcionar produtos e serviços da mais alta qualidade.

  • Ética

Conduzir assuntos pessoais e comerciais de acordo com o espírito e intenção de todas as leis, regulamentos e políticas aplicáveis, sejam elas internas ou externas à empresa.

  • Conflito de Interesses

Os funcionários devem abster-se de atividades, interesses e associações que possam interferir, ou mesmo parecer interferir, com a sua capacidade de agir nos melhores interesses da Empresa e dos seus clientes. Deve evitar-se também qualquer potencial conflito de interesses.

A Empresa aceita que um funcionário possa ter certos interesses e atividades fora da Empresa, como por exemplo, ser um investidor ou acionista em um outro negócio. Esses interesses e atividades não podem, no entanto, interferir no desempenho diário de um funcionário, concorrer com os interesses e atividade da Empresa, concorrer com os interesse e investimentos dos clientes e nem podem resultar em lealdades divididas. Não são permitidas quaisquer transações entre a Empresa e qualquer organização, que seja influenciada ou possa parecer ser influenciada pela atividade ou interesse pessoal ou comercial de um funcionário.

A fim de permitir que a Empresa determine toda a potencial existência de conflitos de interesse em relação a negócios dos funcionários fora da Empresa, cada funcionário deve informar todas essas ligações para o Diretor de Compliance e Risco. Interesses de um funcionário fora da Empresa incluem os realizados por membros da sua família imediata, por pessoas em relação às quais o funcionário ou esses membros da família sejam mandatários ou beneficiários ou por empresas em que tais pessoas sejam titulares de um interesse substancial. Um funcionário não precisa, no entanto, informar interesses em sociedades anônimas de capital aberto que constituam 10% ou menos dos ativos em circulação dessa classe. No entanto, se um funcionário recomendar um investimento por parte da Empresa ou por um cliente da Empresa em uma empresa em que ele ou ela possua um interesse, a posição detida deve ser simultaneamente divulgada, independentemente do tamanho desta posição.

Os funcionários (incluindo os membros do seu agregado familiar) não podem, direta ou indiretamente, solicitar nem aceitar presentes, gratificações, entretenimento excessivo, pagamentos, serviços ou qualquer outra coisa de valor superior ao valor nominal (USD 100) de qualquer pessoa ou entidade com quem a Gestora faz ou pretende fazer negócios. Os funcionários também não podem aceitar refeições ou outras formas de entretenimento acima de USD 100. Além disso, os funcionários não podem dar presentes ou outras coisas de valor superior ao valor nominal (USD 100) a terceiros com os quais a Empresa faz ou pretende fazer negócios, a não ser que tal atividade seja autorizada pelo Diretor de Compliance e Risco.

  • Uso das Informações

Os clientes da Gestora fornecem uma grande quantidade de informações pessoais que devem ser tratadas em todos os momentos como confidenciais. O acesso à informação do cliente será restrito internamente com base na necessidade de tomar conhecimento de cada funcionário. De acordo com o Manual de Operações, os funcionários não podem revelar informações do cliente fora da Empresa e sem o seu consentimento ou orientação, exceto se tal for exigido por lei.A informação é um ativo importante de qualquer empresa de gestão de investimentos e deve ser tratada de forma diligente, de modo a preservar o seu valor e para proteger a sua natureza proprietária. As informações proprietárias incluem, sem limitação, pesquisa de investimento, análises e recomendações, informações a respeito de transações e investimentos por parte de clientes da Gestora. Dentro da Empresa, o acesso a essas informações é restrito com base na necessidade de tomar conhecimento de cada funcionário. Os funcionários não devem discutir ou divulgar essas informações fora da Empresa, exceto para a finalidade dos negócios da Empresa, aprovada pelo Conselho de Administração da Empresa.

  • Investimentos Pessoais

Esta política visa determinar procedimentos e normas para os investimentos pessoais dos sócios, diretores, empregados, funcionários e estagiários da RTI Vertex Investimentos Ltda., bem como seus familiares diretos, além de estabelecer o tratamento de confidencialidade das informações alcançadas na execução de suas ações cotidianas. As instruções aqui apresentadas devem ser examinadas em todas as negociações pessoais realizadas nos mercados financeiros e de capitais.

A política de Investimento Pessoal exprime parte dos objetivos e valores de ética que devem orientar os negócios da RTI Vertex Investimentos Ltda, cuja violação será tida como infração contratual, estando o autor sujeito às sanções previstas, inclusive afastamento por justa causa.

Fica vetada a participação do colaborador da RTI Vertex Investimentos Ltda em quaisquer atividades conflitantes ou concorrentes com as atividades desempenhadas pelo colaborador na RTI Vertex Investimentos Ltda. Qualquer atividade correlata que gere dúvidas deve ser submetida à aprovação prévia do Compliance.

Os investimentos efetuados em benefício próprio, no mercado financeiro, devem ser norteados a fim de não interferirem de forma negativa no desempenho das atividades profissionais. Também, devem ser totalmente separados das operações realizadas em nome da RTI Vertex Investimentos Ltda., para que sejam evitadas situações que configurem conflito de interesses. Com base nisso, os investimentos pessoais devem atestar os itens abaixo:

Os investimentos pessoais são permitidos para qualquer colaborador, tanto em carteiras administradas e clubes de ações, geridos pela RTI Vertex Investimentos, como em clube de investimentos em ações geridos por terceiros. Porém, é vedado o investimento em Clubes e Fundos exclusivos.

O colaborador poderá operar qualquer ativo, desde que solicitado previamente aprovado pelo seu superior imediato, e pelo compliance, e não interfira com operações executadas para os clientes. No caso de haver operações de clientes em execução, o colaborador deverá enviar sua ordem nas mesmas condições dos clientes e receberá proporcionalmente o que for executado.

No caso de um novo colaborador contratado já possuir uma carteira de ações e ou equivalente, este está autorizado a manter a carteira, porém deve informar de imediato ao compliance a existência da mesma. A compra e ou a venda de novas ações só será permitida após a autorização de seu superior e do compliance.

A área de compliance poderá impedir qualquer operação solicitada pelos colaboradores se julgar que o risco de tais operações são de difícil mensuração ou comprometem a capacidade financeira do colaborador em arcar com as possíveis perdas.

O colaborador pode efetuar compras de instrumentos de Renda Fixa de boa liquidez e negociados espontaneamente no mercado financeiro e de capitais, independentemente de seus prazos.

O não cumprimento de quaisquer das normas estipuladas nesta política de investimento pessoal deverá ser encaminhado ao responsável pelo Compliance.

Todo colaborador da RTI Vertex Investimentos Ltda., ao receber esta política, assinará um termo de compromisso. Por esse documento, cada colaborador tem ciência da existência desta política de investimento pessoal e das regras aqui expostas, devendo esclarecer no mesmo ato, ocasionais participações em companhias e demais investimentos que possua junto a ativos de mercado.

Ao assinar o documento, o colaborador assume o compromisso de zelar pelo cumprimento das regras estabelecidas nesta política de investimento pessoal.

A RTI Vertex Investimentos Ltda., não se responsabilizará por colaboradores que violem a lei ou cometam infrações no desempenho de suas atividades. Caso a RTI Vertex Investimentos Ltda seja penalizada ou tenha prejuízo de qualquer natureza por ações de seus colaboradores, cumprirá o direito de regresso em face dos responsáveis.

Práticas relacionadas a Insider Trading são coibidas não apenas por essa política de investimento pessoal como por normas gerais e específicas, emitidas pelos órgãos que regulam os fundos. Assim, aquele colaborador que incorrer em afronta às disposições dessa política poderá ser sancionado em outras esferas, inclusive na esfera judicial.

  • Atitude no Relacionamento

Demonstrar sempre cortesia, respeito, honestidade e imparcialidade no relacionamento com clientes, concorrentes, público em geral e colegas de trabalho.

  • Responsabilidade

Comunicar imediatamente ao seu superior, ou a qualquer nível hierárquico acima deste, quaisquer atividades antiéticas, ilegais ou duvidosas que lhe chegarem a conhecimento.

  • Atividades Profissionais Externas à Organização

Não é permitido aos funcionários e sócios da R.T.I. Vertex Investimentos Ltda, manterem atividades profissionais externas nas seguintes condições:

– trabalho regular ou temporário em Instituição concorrente;

– utilizar recursos pertencentes à R.T.I. Vertex Investimentos Ltda, como suporte tecnológico, telefônico e demais materiais;

– utilizar-se do nome da empresa para início e/ou desempenho de trabalho externo.

  • Trajes de Trabalho

Fica determinado o uso de traje “casual day” para todos os funcionários, sócios e prestadores de serviços da R.T.I. Vertex Investimentos Ltda no expediente de trabalho, porém, observando os seguintes aspectos: não é permitido o uso de: bonés, bermudas e peças com propagandas tendenciosas (partidos políticos, indução a vício e outros); as peças do vestuário devem ser discretas (não transparentes, mini-saias, decotes exagerados e ousados e barriga a mostra); e fica suspenso o traje informal quando de contatos comerciais, reuniões externas e demais eventos que indiquem a necessidade de formalidade e boa imagem da empresa.

É proibido o uso de cabelos coloridos, tais como : azul, amarelo, rosa, verde, vermelho, roxo, e outras cores. Podendo apenas o padrão : preto, castanho, loiro e ruivo.

Em suma, os funcionários e sócios devem adotar o bom senso pessoal no “casual day”, que possui por objetivo, através da descontração do dia, refletir no bom andamento das atividades profissionais.

 

5. CONDUTA PESSOAL EXCLUSIVA PARA A RTI VERTEX INVESTIMENTOS LTDA

  • Referências do Código de Conduta:
    • Este Código de Conduta nos Mercados de Valores foi redigido em conformidade com as disposições da Lei 4.728/65. da Lei 6.385/76, da Lei 7.913/89, da Lei 7.492/86 e das Instruções da Comissão de Valores Mobiliários – CVM no. 8, 31 e 220.
  • Atuação por Conta Própria
    • Os funcionários e sócios da empresa deverão:
      • Realizar todas as operações de compra ou venda de valores negociados na Bolsa, em mercados de dívida pública ou em quaisquer outros mercados organizados de qualquer outro tipo de valores, oficiais ou não, nacionais ou estrangeiros através das corretoras que a RTI Vertex Investimentos Ltda mantem relacionamento;
      • Empregar no exercício de suas atividades, o cuidado e a diligência que todo o homem ativo e probo costuma dispensar à administração de seus próprios negócios, respondendo por quaisquer infrações ou irregularidades que venham a ser cometidas sob sua responsabilidade;
      • Evitar práticas que possam ferir a relação fiduciária mantida com os clientes; e
      • Guardar sigilo de informações confidenciais a que tenham acesso no exercício de suasfunções, bem como zelar para que tal dever seja observado inclusive por terceiros.
    • É VEDADO os funcionários e sócios:
      • Aconselhar o cliente a realizar negócio com a finalidade de obter, para si ou para outrem, vantagem indevida;
      • Omitir-se no exercício ou proteção de direitos da empresa ou de seus clientes, visando obtenção de vantagens, para si ou para outrem;
      • Executar ou realizar qualquer negócio que contribua, direta ou indiretamente, para a criação de condições artificiais de demanda, oferta e ou manipulação de preços;
      • Realização de operações fraudulentas e a pratica não eqüitativa;

 

6. INFORMAÇÃO RESERVADA E PRIVILEGIADA

  • Objeto

Todos os funcionários e sócios, que desenvolvam atividades relacionadas com valores negociados em mercados organizados deverão manter entre si a devida segregação com o fim de prevenir conflitos de interesses e de evitar a utilização ou transmissão indevida de Informação Reservada ou Privilegiada sobre os Mercados de Valores, tanto em operações por conta própria como por conta alheia.

  • Informação Reservada

É a informação relacionada com os Mercados de Valores de natureza confidencial, no sentido de não-pública, da qual disponham os funcionários e sócios e que sejam derivadas de seu próprio cargo ou função e que, por seu conteúdo e significado em relação com a cotação dos valores sobre os quais se refiram, pudesse, em seu devido momento, chegar a integrar Informação Privilegiada.

Funcionários e sócios que detenham informação reservada deverão comunicar ao responsável pela sua área tal fato, obrigando-se este, por sua vez a comunicar diretor da área de Compliance e Risco.

Funcionários e sócios que detiverem informação reservada deverão abster-se de utilizá- la de forma abusiva ou desleal, prevenido e evitando ao máximo esta forma de utilização e adotando, além disso, as medidas necessárias para corrigir as conseqüências que possam derivar do seu mau uso. A informação reservada disponível em qualquer área segregada somente poderá ser divulgada a qualquer outra área com a autorização prévia do responsável.

  • Informação Privilegiada

Entende-se por informação privilegiada toda informação de caráter concreto, que se refira a um ou vários valores e a um ou vários emissores de valores, que não tenha sido feito pública e que se fosse pública poderia influir ou tivesse influído de maneira apreciável a cotação de tais valores.

A informação privilegiada deixará de ter este caráter a partir do momento que se torne pública, isto é, conhecida pelo mercado, ou a partir do momento no qual não tenha influência apreciável sobre a cotação do valor em questão.
Funcionários e sócios que detenham informação privilegiada deverão abster-se de executar por conta própria ou alheia, direta ou indiretamente, as seguintes condutas:

  • Preparar ou realizar, por conta própria ou alheia, especialmente por conta da empresa, qualquer tipo de operação no mercado sobre os valores aos quais a informação se refira;
  • Comunicar a referida informação a terceiros, salvo no exercício normal de seu trabalho, profissão ou cargo, em conformidade com o previsto no presente Código;
  • Recomendar a um terceiro que adquira ou ceda valores ou fazer com que outro os adquira ou ceda baseando-se na referida informação.
  • Regime Sancionador à funcionários e sócios

O descumprimento do presente Código de Conduta acarretará responsabilidades administrativas, penais e trabalhistas, cumprindo-nos alertar que a prática de vários atos aqui vedados constitui crime pela legislação brasileira.

 

ANEXO 1

Política de Privacidade do Cliente

Geral. A Empresa irá tomar todas as medidas necessárias para respeitar a privacidade de seus clientes e para proteger a segurança e confidencialidade das informações pessoais não-públicas dos seus clientes que está na posse da empresa. Cada cliente da Empresa que iniciar um mandato exclusivo receberá o seguinte comunicado refletindo a política de privacidade da Empresa (i) no momento em que uma conta é aberta com tal cliente:

“ESTE COMUNICADO É PARA SUA INFORMAÇÃO NENHUMA RESPOSTA É NECESSÁRIA”

Aviso de Política de Privacidade da RTI Vertex Investimentos Ltda.

Nós valorizamos o seu relacionamento conosco e respeitamos a confidencialidade e segurança de suas informações pessoais e financeiras. Assim, a nossa política de privacidade é a de não divulgar a terceiros informações pessoais sobre os nossos clientes e investidores atuais ou antigos, exceto conforme descrito abaixo.

• Nós coletamos informações pessoais sobre você quando você abre uma conta conosco ou investe em um de nossos Clubes. Isso pode incluir informações como seu nome, endereço, CPF, movimentações de conta, saldos das contas, bem como informações de terceiros, como bancos ou corretoras. Usamos essa informação para abrir a sua conta conosco, para prestar serviços de consultoria, para ajudar você a abrir uma conta de corretagem, ou para processar uma transação na sua conta.

A fim de atender a sua conta e efetuar as transações, nós podemos fornecer suas informações pessoais para empresas não afiliadas, como as corretoras ou custodiantes, para efetuar transações ou para nos auxiliar na manutenção da sua conta. No entanto, apenas divulgamos informações pessoais a outros prestadores de serviços que concordem em proteger a confidencialidade de suas informações e usar as informações apenas para a finalidade para a qual a divulgação é feita.

•Nós não vendemos ou comercializamos suas informações pessoais ou fornecemos informações pessoais a empresas externas, organizações ou indivíduos, exceto os descritos acima ou conforme permitido por lei.

• Nós restringimos o acesso às suas informações pessoais aos funcionários que tem necessidade dessa informação para processar suas transações ou supervisionar sua conta. Se o cliente nos solicitar o fornecimento de informações a um de seus agentes, tais como um contador ou advogado, vamos, claro, fazê-lo. Mantemos medidas de segurança físicas, eletrônicas e de procedimentos que cumprem com as normas aplicáveis para proteger suas informações pessoais.

“Se você tiver alguma dúvida sobre esta política, por favor, entre em contato conosco ”

  • Se a Empresa decidir alterar sua Política de Privacidade do Cliente e desejar compartilhar informações pessoais não públicas sobre seus clientes e investidores do fundo com terceiros, não vai fazê-lo, a menos e até que sejam notificados seus clientes e investidores de tal mudança e seja oferecida uma possibilidade razoável destes optarem pela não divulgação em um prazo razoável antes que qualquer divulgação seja feita. Nessa ocasião, o Manual será revisada para adicionar outras disposições tal como previsto.
  • A Empresa tem implementado procedimentos para assegurar segurança e confidencialidade dos registros e informações de clientes e para proteger contra o acesso não autorizado, alteração ou destruição de tais registros e

informações. Em geral, a Empresa irá restringir o acesso a informações pessoais de um cliente aqueles funcionários que precisam saber para processar transações desse cliente ou supervisionar a conta do cliente.”

 

ANEXO 2

Formulário de Ciência e Aderência ao Código de Ética e à Política de Insider Trading

Conselho de Administração
RTI Vertex Investimentos Ltda.
Rua Afonso Bráz, 473 cj 56
Vila Nova Conceição – São Paulo – SP 04511-011

Prezados,

Eu, abaixo assinado, sou funcionário ou membro do Conselho de Administração da RTI Vertex. Pelo presente atesto que eu li e compreendi o Código de Ética da Empresa, nos termos do Código de Ética da Empresa e a sua Política de Insider Trading, conforme descrito no Manual de Operações da RTI Vertex Investimentos Ltda, e concordo em aderir e cumprir seus termos em todos os sentidos.

Declaro também que tomei ciência que qualquer transação pessoal em algum ativo publicamente negociado, é de minha inteira responsabilidade, eximindo a RTI Vertex de qualquer responsabilidade, ainda que tal transação tenha sido revista pela empresa.

Por fim, declaro que compreendi e tomei ciência que qualquer violação da Política de Insider Trading pode resultar em ações disciplinares, incluindo a quebra do vínculo empregatício.

São Paulo, de de .

_____________________________ Nome e Assinatura