A Palavra do Gestor


O mês de agosto encerrou com as melhores notícias possíveis. As Olimpíadas transcorreram na sua maior normalidade e por fim, encerramos o mês com a aprovação do impedimento da ex-Dilma Rousseff. Politicamente, a situação complicou-se, já que os senadores resolveram manter os direitos políticos da ex-presidente. Os protestos estão fazendo parte dos últimos dias, mas tudo será resolvido com novas medidas do novo presidente Michael Temer e a sua equipe econômica.

Por outro lado, a Bovespa não festejou a saída da ex-presidente, mas temos que considerar que a Bovespa encerrou agosto de 2016 com 57.901 pontos, após encerrar dezembro de 2015 em 43.349 pontos, uma valorização de 33,57%. Entretanto, se considerarmos dia 20/01/2016, a Bovespa atingiu a mínima de 37.046 pontos, uma forte valorização de 56,31%.

Assim, podemos verificar que parte dessa valorização já foi antecipada. Alguns pontos negativos persistem. A inflação continua pressionada. A safra agrícola 2016 caiu acima do estimado. O nível de desemprego continua em elevação. As contas públicas não foram solucionadas. A Previdência não será aprovada no curto prazo. Entretanto, jamais poderíamos esperar a solução de todos esses problemas no curto prazo. Mas temos a opinião que com a posse definitiva do novo presidente, Michel Temer, as medidas serão negociadas e aprovadas gradativamente, desta forma, voltando a confiança dos agentes econômicos.

Neste momento, os fatores que consideramos positivo são: as empresas estão trabalhando fortemente em reduzir seus custos operacionais e principalmente, das suas dívidas. Várias empresas estão reduzindo suas operações através de menor produção ou até mesmo da venda de ativos. Vários grupos estrangeiros estão interessados na aquisição de nossas empresas em vários setores. Tudo isso, sinaliza que as nossas empresas estão baratas, principalmente, após a forte reestruturação que estão fazendo para se adequar a atual realidade econômica.

As novas medidas do novo governo Michael Temer colocarão a Bovespa em patamares acima dos atuais 60.000 pontos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *