Muitas pessoas têm se mostrado interessadas nas aplicações em Títulos Públicos, A RTIVertex, pode te ajudar.
Os títulos públicos fazem parte do mercado de títulos de renda fixa. Neste mercado, os papéis oferecem uma remuneração em condições e prazos preestabelecidos. No vencimento dos títulos, o investidor recebe o capital principal de volta, acrescido do rendimento da operação. O emissor dos títulos públicos federais é o Governo Brasileiro, por intermédio do Tesouro Nacional, e sua negociação no mercado secundário é feita entre as instituições financeiras.
Os títulos de renda fixa, em geral, se caracterizam por devolver o principal investido, no vencimento da operação, pagando juros. Alguns títulos de renda fixa são negociados por um preço que é dado pelo deságio sobre seu valor de resgate, sendo que, neste caso, os juros estão implícitos e são refletidos no “desconto” da operação.
Os títulos públicos federais têm como objetivo prover recursos necessários à cobertura dos déficits orçamentários do governo. Também são importantes instrumentos para a implementação da política monetária, uma vez que quando o Banco Central vende títulos está retirando dinheiro de circulação e quando recompra os títulos, está colocando dinheiro em circulação.
Podemos dividir os títulos públicos em basicamente 2 categorias:
Os títulos mais famosos são:
É um título pós-fixado, pois o valor é corrigido pela variação da taxa básica de juros, a Taxa SELIC.
Pode-se considerar um investimento bem conservador.
Desvantagens:
É um título pré-fixado, ou seja, você sabe a rentabilidade prometida da aplicação se esperar até o vencimento.
Desvantagens:
É um título pré-fixado, com juros semestrais.
É um título semelhante a LTN, com uma pequena diferença: paga juros periodicamente.
As desvantagens são as mesmas da LTN e as vantagens também, com apenas uma diferença: você recebe os juros semestralmente.
Tesouro IPCA+ com juros semestrais
É um título pós-fixado indexado a inflação
Uma NTN-B que paga 4% ao ano rentabiliza 4% + inflação ao ano. Se a inflação for de 6%, o seu título irá valorizar 4% + 6% = 10%
Desvantagens:
Semelhante a NTN-B, mas não paga juros semestralmente. Você só receberá o valor investido no vencimento ou se vender antecipadamente. Possui vantagens e desvantagens semelhantes a da NTN-B. No entanto, não você não irá receber renda periódica.
Tesouro Direto é um programa desenvolvido exclusivamente pelo Tesouro Nacional em parceria com a BM&FBOVESPA, que tem como objetivo financiar os projetos do governo brasileiro.
O Tesouro Direto é um dos investimentos mais seguros do país, pois é um programa de investimento criado e vinculado aos projetos do Governo Federal, que possui em contra partida uma das melhores remunerações de investimento em renda-fixa.
Existem várias vantagens na compra do Tesouro Direto:
Layout por Cítrica.